Projetos e Instalações de Sistemas Contra Incêndios em Sorocaba

instalacoes-hidraulicas-contra-incendioProjeto de Sistemas de Combate Contra Incêndios

O projeto de proteção contra incêndios deve nascer juntamente com o projeto de arquitetura, levando em conta as distâncias para serem alcançadas as saídas, as escadas (largura, dimensionamento dos degraus, controle de fumaça, corrimãos, resistência ao fogo etc), a combustibilidade e a resistência ao fogo das estruturas e materiais de acabamento, a vedação de aberturas entre pavimentos adjacentes, as barreiras para evitar propagação de um compartimento a outro, o controle da carga incêndio e a localização dos demais sistemas contra incêndios.

O primeiro passo a ser dado é a classificação das ocupações. Ele determina os tipos de sistemas e equipamentos a serem executados na edificação; a partir daí devem ser pesquisadas as Normas Técnicas Brasileiras Oficiais para complemento do referido Decreto. É importante, também a consulta à Prefeitura Municipal, pois podem existir exigências locais.

Os riscos considerados são chamados de “A”, “B” e “C”, ou seja leve, médio e pesado que são determinados com base na “Tarifa Seguro Incêndio” do Instituto de Resseguros do Brasil. Existe um índice de ocupações que indicam uma rubrica e sub rubrica, de acordo com a rubrica é determinado o risco: até 2 risco “A”, 3 a 6 risco “B”, 7 a 13 risco “C”.

Combate Contra Incêndios

Combate Contra IncêndioO combate inicia-se quando não foi possível evitar o surgimento do incêndio, preferencialmente sendo adotadas medidas na seguinte ordem:

  • salvamento de vidas;
  • isolamento;
  • confinamento;
  • extinção, e
  • rescaldo.

(*) as operações de proteção de salvados e ventilação podem ocorrer em qualquer fase.

Instalação de Sistema Hidráulico ao Combate a Incêndios

Instalação Hidraulica Contra IncêndioA instalação de combate contra incêndio com o emprego de água pode ser através de sistema sob comando ou sistema automático.

As caixas de incêndio são colocadas em quantidade e locais tais que assegurem a possibilidade de se combater incêndio de qualquer ponto do pavimento, usando-se mangueiras de até 30m de comprimento.

Os dispositivos do sistema automático atuam ao ser atingido determinado nível de temperatura ou de comprimento de onda de radiações térmicas ou luminosas oupela presença de fumaça no ambiente.

Instalação de Sistemas Contra Incêndio – Hidrantes

equipamentos-contra-incendioPara proteção manual contra incêndio nas edificações verticais, horizontais, comerciais, industriais deve ser adotado o sistema de combate incêndio por hidrante.

O sistema é composto por armários metálicos, mangueiras de incêndio e demais equipamentos, distribuídos ao longo de uma rede hidráulica utilizando como agente extintor água pressurizada com jato sólido ou neblina.

Cada ponto de hidrante será provido de um abrigo para mangueiras de incêndio, esguicho de jato sólido, chaves storz, válvula globo angular no diâmetro de 2/12 com 45° e tampão storz. O sistema de hidrante é constituído por redes de tubulações fixas, onde serão distribuídos os pontos de hidrantes.te são instalados a partir da prumada geral de incêndio exclusiva para este fim. Para alimentação e pressurização do sistema de hidrante será utilizado um conjunto de moto bomba totalmente automatizado e interligado a uma reserva de água exclusiva para rede de hidrante.

Instalação de Sistemas Combate a Incêndio – Sprinklers (Chuveiros)

Chuveiro Incendio SprinklerChuveiro Incendio SprinklerComposto por um conjunto de equipamentos distribuídos ao longo de uma rede hidráulica que utiliza como agente extintor a água pressurizada, garante que o combate ao foco de incêndio seja feito de maneira rápida, eficaz e automática.

O sistema de sprinklers pode ser aplicado em edificações verticais, horizontais, comerciais, industriais, que necessitem de proteção automática e eficaz.

Os bicos de sprinklers são distribuídos estrategicamente no interior dos ambientes a serem protegidos, atendendo ao projeto específico de proteção e combate a incêndio.

Os bicos de sprinklers são instalados a partir das redes de alimentação que interligam o sistema de sprinklers à casa de bombas abastecendo de água e mantendo a pressão e vazão adequada de trabalho para um combate rápido.

O sistema de sprinklers tem a sua infra-estrutura hidráulica construída com tubulações de aço carbono preto ou galvanizado e conexões CL10 com rosca BSP.

Para o monitoramento da rede de sprinklers são instalados em determinados pontos estratégicos chaves de fluxo para sinalização na central de alarme de incêndio, garantindo que o sistema seja supervisionado 24 horas por dia mediante sistemas eletrônicos de segurança de alta tecnologia.

Projeto e Instalação de Segurança Contra Incêndio

A TGA Instalações possui uma equipe de profissionais qualificados aptos a desenvolver seu projeto de Segurança Contra Incêndio, entre em contato.

Entre em Contato Conosco

Preencha os campos abaixo: