Manutenção da rede interna de Gás para condomínios em Sorocaba

Sistema mal cuidado ou antigo e sem manutenção representa sérios riscos para o condomínio e, em alguns casos, para as construções vizinhas.
O vazamento, por exemplo, pode causar sérias explosões, como as que têm sido noticiadas recentemente.

Todos o sistema de gás encanado, seja ele gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP) necessita de manutenção periódica.

Veja algumas dicas:

  • O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – válido por dois a três anos – é obtido após vistoria técnica que atesta o perfeito funcionamento do sistema.
  • Nas manutenções são vistoriadas as tubulações existentes, as modificações realizadas no ambiente onde passa a rede de gás e os locais de armazenamento (em caso de GLP). Também são avaliados equipamentos, como válvulas de bloqueio e reguladores de pressão.
  • Em alguns casos é preciso efetuar troca de peças. Condomínios com sistemas mais antigos, em geral, recomenda-se a troca por tubos de cobre (conexões soldadas, sem presença de rosca). É comum encontrar pequenos vazamentos em sistemas muito antigos ou mal cuidados, sobretudo nas conexões.
  • Há casos de condomínios com instalações com mais de 15 anos de uso. Nesses locais é comum encontrar problemas de ventilação inadequada, ferrugem, vazamento de gás, falta de válvulas de bloqueio manual para manutenção, falta de extintores próximos aos abrigos, inexistência ou deterioração da pintura da tubulação aparente, falta de tratamento anticorrosivo das tubulações enterradas e existência de vedante vegetal.
  • A vida útil do sistema de gás varia de acordo com o produto utilizado. O cobre, por exemplo, tem uma durabilidade maior que a tubulação de ferro galvanizado, independentemente de a tubulação ser interna ou externa.

Cuidado com vazamentos no sistema de gás

Para evitar problemas é preciso ficar atento a alguns pontos.
Veja quais são eles e saiba os riscos de um vazamento de gás.

  • O cheiro de gás é o principal alarme de que algo está errado.
  • Aumento significativo da conta também é um indício da existência de vazamento.
  • As tubulações merecem atenção. Se houver ferrugem aparente, contate uma empresa especializada em manutenção.
  • Vazamentos podem causar intoxicações e explosões.

Não há fiscalização dentro dos condomínios por parte do poder público, a menos que seja feita alguma denúncia.
Normalmente, em caso de denúncia, a própria concessionária vai ao local e promove uma vistoria técnica.

Entre em Contato Conosco

Preencha os campos abaixo: