Instalação Hidráulica da Rede de Água Fria

Consiste na instalação de prumadas, colunas, tubulações, conexões e acessórios hidráulicos que levam a água da rede pública ou sistema de caixa de água até os pontos de consumo de cada apartamento, moradia ou edificação.
As instalações de água fria podem ser de Cobre ou PVC marrom, rosqueável ou colado.

Existem 3 tipos de sistemas para a rede de água fria:

  • Sistema Direto
  • Sistema Indireto
  • Sistema Misto

Sistema Direto – Todos os pontos de consumo de água são alimentados diretamente da rede pública.

instalacao-hidraulica-rede-agua-sistema-direto

Sistema Indireto – Os pontos de consumo de água são alimentados através de um reservatório superior (caixa de água). Esse reservatório é alimentado ou pela rede pública, ou através de um reservatório inferior por meio de bomba de recalque.

instalacao-hidraulica-rede-agua-sistema-indireto-bombeamento

Sistema Misto – No sistema misto os pontos de consumo de água são alimentados parte pelo reservatório (caixa de água) e outra parte diretamente pela rede pública.

instalacao-hidraulica-rede-agua-sistema-misto

Instalação Hidráulica da Rede de Esgoto

Consiste na instalação de prumada, colunas, tubulações, conexões e acessórios hidráulicos com a finalidade de receber as águas servidas (esgoto), utilizadas nos apartamentos, ou edificação como: esgoto, tanque, banheiros, etc. – e conectá-las na rede pública de esgoto.

As instalações da rede de esgoto podem ser realizadas com tubulações de PVC branco.

esquema-instalacao-esgoto

Componentes da Rede de Esgoto:

  • Canalização primária – aquela em que há acesso dos gases provinientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.
  • Canalização secundária – é aquela que é protegida de gases por desconector.
  • Ramal de descarga é a canalização que recebe diretamente os efluentes dos aparelhos sanitários.
  • Ramal de esgoto – recebe os efluentes dos ramais de descarga.
  • Tubo de queda (TQ) para o caso de construções com mais de um pavimento, é canalização vertical que recebe os efluentes dos ramais de esgoto.
  • Caixa de gordura (CG) – é a caixa coletora de gorduras
  • Raio seco (RS) – Caixa dotada de grelha na parte superior, destinada a receber águas de lavagem de pisos ou de chuveiros.
  • Raio sifonado ou caixa sifinada (CS) recebe águas de lavagens de pisos e efluentes de aparelhos sanitários, exceto de bacias sanitárias (vasos).
  • Caixa de passagem (CP) ou caixa de inspeção (CI) – caixa destinada a permitir a inspeção e desobstruções de canalizações.
  • Coluna de ventilação (CV) – tubo ventilador de diâmetro de 75 ou 100 mm que se desenvolve através de pavimento e cuja extremidade superior é aberta á atmosfera.
  • Prolongado até aproximadamente 30 cm acima da cobertura, longe de qualquer vão de ventilação (porta ou janela).

Instalação Hidráulica da Rede de Água Quente

As instalações de rede hidráulica de água quente em habitações tem a função de prover maior conforto e condições de higiene para aparelhos sanitários, sendo regulamentada pela norma da ABNT: NBR 7198:1993 – Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente.

A temperatura da água depende do uso ao qual se destina, abaixo uma tabela com os devidos usos e temperatura.

instalacao-hidraulica-detalhe

Sistemas de Aquecimento

A tubulação da rede de água quente deve ser independente da de água fria, com encanamentos separados, podendo ser de três sistemas de aquecimento diferentes:

Sistema de Aquecimento Individual ou Local

Nesta modalidade se produz água quente para um único aparelho ou no máximo, para aparelhos do mesmo ambiente. São aparelhos localizados no próprio banheiro ou na área de serviço. Como exemplo pode-se citar o chuveiro elétrico.

Sistema de Aquecimento Central Privado (domiciliar)

Neste sistema se produz água quente para todos os aparelhos de uma unidade residencial (casa ou apartamento). Esta modalidade se torna vantajosa em prédios de apartamentos onde exista dificuldade de rateio na conta de energia e manutenção, que será de responsabilidade de cada condômino.

Sistema de Aquecimento Central Coletivo

Neste sistema, se produz água quente para todos os parelhos ou unidades da edificação. O aparelho de aquecimento é, normalmente situado no térreo ou subsolo, para facilitar a manutenção e o abastecimento de combustível. O abastecimento de água neste caso também é feito através de uma prumada exclusiva.

Entre em Contato Conosco

Preencha os campos abaixo: